Esse site não é compatível com versões antigas do Internet Explorer, por favor utilize uma versão mais recente ou tente abrir com outro navegador.

Voltar
Reajustes de Bens - Consórcio Garantindo o seu poder de Compra!
Sistema de consórcio
Reajustes de Bens - Consórcio Garantindo o seu poder de Compra!
23 de abril de 2021

Você sabia que no sistema de Consórcios o valor do crédito da sua cota é corrigido ao longo do prazo do seu plano? Isso ocorre devido a reajustes de preços dos automóveis 0KM de acordo com a marca ou no caso de imóveis, de acordo com a valorização anual dos preços de imóveis. A sua carta de crédito sofre essa correção sempre que ocorre um desses fatores para que o seu poder de compra esteja garantido ao ser contemplado. Vamos entender a seguir:



Por que é necessário a correção dos créditos das cartas de consórcio?


A finalidade do investimento em consórcio é a aquisição de um automóvel ou imóvel, dessa forma é fundamental garantir que você possa adquirir o bem que planejou, o seu crédito deve acompanhar as variações de preço do mercado para que isso ocorra sem frustrações. Também é importante citar que existe uma lei que obriga as administradoras a corrigirem os créditos em favor dos clientes, se trata da Lei 11.795/08, que determina em síntese: “propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços”.



Então a administradora reajusta os preços?


Não, as montadoras reajustam os preços dos automóveis e a administradora corrige o crédito da carta de consórcio sempre que essa variação ocorre para garantir o poder de compra de todos os consorciados. Quanto as taxas de administração, as mesmas não podem ser alteradas da contratação até a quitação do plano.



E qual é o critério usado para essa correção?


Quando você adquire uma cota de automóvel, escolhe o plano com prazo e crédito, nesse momento define o bem de referência que é um modelo de automóvel. A correção do crédito da sua cota sempre vai ocorrer quando esse determinado automóvel 0km definido para sua cota sofrer reajuste de preço por decisão da montadora. Se tiver dúvidas, consulte sua cota pelo App CAOA Consórcio Atende disponível para Android ou iOS e veja o automóvel de referência da sua cota de consórcio. No caso dos imóveis, o indicador definido é o CUB (custo unitário básico) esse índice mensura os custos da construção civil é amplamente divulgado, uma vez apurada a variação do CUB anual, é aplicado sobre os créditos no aniversário do grupo de imóvel que o consorciado é participante.



E para os clientes já contemplados?


Contemplado ou não, a correção precisa ser aplicada para todos os participantes, garantindo que o grupo possa arrecadar valores corrigidos sempre e passar a contemplar todos os participantes com o credito corrigido seja qual for o momento que ocorrer a contemplação, todos tem sua vez e função para o grupo contemplar. Portanto, se o consorciado já está usufruindo do seu automóvel ou imóvel através do consórcio, deve agora contribuir para que os participantes não contemplados do grupo possam também ser contemplados, essa é a alma do Consórcio, arrecadar e contemplar mais clientes com poder de compra.



Queremos sua satisfação e nesse momento observamos a necessidade de esclarecer esses pontos, caso tenha dúvidas acesse nossos canais de atendimento.

Voltar

Fique por dentro

Informe seu e-mail e fique por dentro
de todas as novidades.